A Menina do Lado, Filme com Flávia Monteiro e Reginaldo Faria
A Menina do Lado com Reginaldo Faria e Flávia Monteiro
Flávia Monteiro, Moça de 14 anos, como Alice do Filme de Alberto Salvá
A Menina do Lado é um filme brasileiro, do gênero drama, dirigido por Alberto Salvá, rodado em 1986 e lançado em 1987. Protagonizado pelo ator Reginaldo Faria, com 49 anos, e pela atriz Flávia Monteiro, com 14 anos. Foi a primeira atuação de Flávia no cinema. A roteirista do filme recorria a truques para que moça, novata no cinema, pudesse simular algo que nunca tinha vivido (Flávia Monteiro era virgem). A obra cinematográfica causou polêmica ao desafiar o preconceito etário, o machismo e o moralismo com a personagem sapeca tendo romance com um homem de meia idade casado.
“Havia uma cena de sexo mais intensa e ela me fez correr de um lado para o outro, para ficar com a respiração ofegante”. (Flávia Monteiro) (ISTOÉ, 2005)
A atriz, após ter lido, no jornal O Globo, uma nota anunciando uma seleção para a produção do filme. “Minha mãe me levou, escondida do meu pai. Passei nos testes de foto e de vídeo e, quando fui aprovada, o diretor me explicou como era a personagem”, lembra Flávia, que, ao vencer a seletiva, tinha em mãos o desafio de contar a novidade ao pai. “Fiz uma reunião de família e chamei minha avó para segurar a fera. Ele acabou consentindo e me levou ao psicólogo, antes de começarem as filmagens”. Para ficar nua e interpretar as cenas quentes de sexo ao lado de Faria, Flávia, que era virgem, contou com a ajuda de Elisa Tolomelli. A roteirista do filme recorria a truques para que a moça pudesse simular algo que nunca tinha vivido. “Havia uma cena de sexo mais intensa e ela me fez correr de um lado para o outro, para ficar com a respiração ofegante”, revela a atriz, que quase foi expulsa do colégio marista onde estudava, quando o filme foi lançado, devido aos protestos de mães.
'Apesar de parecer óbvio, é errado buscamos uma aproximação entre “Menina do Lado”, de 1987, e o sempre citado “Lolita”. O romance de Vladimir Nabokov, que deu origem ao filme de Kubrick (e a uma refilmagem recente), trata do fetichismo doentio de um homem de meia-idade por uma adolescente. Em “A Menina do Lado”, percebemos uma verdadeira relação de amor, mútuo, entre os protagonistas – ainda que, evidentemente, sujeita a nuvens e trovoadas.' (Andrea Ormond) (ORMOND, 2005)
A Menina do Lado não é como Lolita
O filme "A Menina Do Lado" aborda um relacionamento mais realista, natural e saudável de um homem com uma mulher bem mais jovem. Não trata de polêmicas, como prostituição, como no caso de "Menina Bonita" ("Pretty Baby", dirigido por Louis Malle onde Brooke Shields interpreta Violet de 12 anos, filha de uma prostituta (Susan Sarandon) ou no caso do problemático Humbert, de Lolita, e seus pensamentos obsessivos, que, apesar da qualidade da obra, infelizmente marginaliza o amor interetário e promove o preconceito interetário, uma forma de etarismo ou idadismo (preconceito etário). Também não se trata de pedofilia, porque pedofilia é antes da puberdade, em geral, abaixo dos 9 anos de idade.
Sinopse do Filme "A Menina Do Lado"
Reginaldo Faria interpreta o personagem Mauro, um jornalista, casado e de meia idade, que aluga uma casa numa praia da pacata localidade de Búzios, então distrito da cidade de Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro, para conseguir se inspirar e terminar de escrever seu livro. Lá ele conhece e, pouco a pouco, contra as expectativas, se apaixona pela adolescente Alice (interpretada por Flávia Monteiro), que passa as férias sozinha em uma casa vizinha a sua.
"A cada revista, se mantêm como um dos meus filmes brasileiros favoritos. Alberto Salvá escreveu e dirigiu com maestria essa relação amorosa. que pode fugir dos padrões bestas impostos pela sociedade tacanha, mas nem por isso é menos verdadeira e de sentimentos verdadeiros. Mauro e Alice tem uma relação tão bonita, que vai do puro encantamento de um homem pela alegria de viver de uma garota que devolve a ele o tesão pela vida. E a Alice, que se encanta pela figura e jovialidade que ainda mora naquele homem. Cenas encantadoras, delicadas e ousadas de amor e sexo que retratam o amor, a paixão e o encantamento mútuo entre esse casal. Realmente, não entendo o porque de tanto escândalo por causa de um relacionamento de um casal, pode ser ousado, mas é puro e verdadeiro e nada vulgar." (Marcelo Rodrigues) (FILMOW)
"Ótimo filme! Mostra o amor entre uma mulher de 14 anos e um homem de 50 anos. Com vidas diferentes, eles se unem pelo amor." (FILMOW)
Elenco da obra cinematográfica:
Flávia Monteiro (Alice);
Reginaldo Faria (Mauro);
Sérgio Mamberti (Paulo Maurício);
Débora Duarte (Mãe de Alice);
John Herbert (Padrasto de Alice):
Tânia Scher (Mulher de Mauro);
Roney Villela (Filho de Mauro);
Helena Arras (Namorada do filho do Mauro);
Adriano Reys (Editor);
Vanessa Jardim;
Lídia Mattos.
Ficha Técnica:
Alberto Salvá (Roteiro e Direção)
Elisa Tolomelli (Roteiro e Codireção e Produção)
Antonio Luis Mendes (Direção de Fotografia)
Tereza Brandão (Produção Executiva)
Antonio Carlos Jobim (Trilha Sonora)
Eduardo Mihich (Cenografia)
Prêmios e indicações:
Festival de Gramado 1988 (Brasil): Recebeu dois Kikitos (símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado) nas categorias Melhor Ator (Reginaldo Faria) e Melhor Atriz Coadjuvante (Flávia Monteiro). Indicado na categoria Melhor Filme.
Festival de Natal (Brasil): Recebeu dois prêmios nas categorias Melhor Roteiro (Elisa Tolomelli e Alberto Salvá) e Melhor Trilha Sonora (Tom Jobim).
ISTOÉ. "Entrevista com Flávia Monteiro", ISTOÉ Gente. 25/04/2005 -http://www.terra.com.br/istoegente/297/celebridade/index.htm ou -https://archive.is/iREt
ORMOND, Andrea. "A Menina do Lado", Andrea Ormond. 2005 -http://estranhoencontro.blogspot.com/2005/10/menina-do-lado.html ou -https://archive.is/iF9Or
FILMOW. "A Menina do Lado 1987", por Marcelo Rodrigues -https://filmow.com/comentarios/6805681/ ou -https://archive.fo/0BCp3]
Comentários
Postar um comentário
Não seja etarista! O preconceito etário mata.